domingo, 2 de novembro de 2014

Novo Palio Fire 2015

    O "novo" Palio Fire 2015, ainda trata-se do mesmo bom e velho Palio de primeira geração (a atual é a terceira), lançado nos anos 1990 (ele passou por duas importantes reestilizações durante os anos 2000) e considerado por muitos (inclusive eu) como o Palio mais bonito já feito (mas ainda prefiro as lanternas do modelo 2010).
      Além de airbag duplo, freios ABS com EBD, relógio e indicador do nível de combustível digitais e retrovisores externos com comando interno (todos equipamentos de série), a versão Way entrega a mais, em comparação com o Palio Fire 1.0, a opção de vir sempre com quatro portas; faixas adesivas alusivas à versão nas portas; grade dianteira cromada com contornos em preto brilhante; molduras em plástico preto nas caixas de roda; protetores (ou algo parecido com isso) abaixo dos para-choques dianteiros e traseiros; pintura cinza metálico nos retrovisores externos; adesivo preto fosco nas colunas centrais entre as portas dianteiras e traseiras; e faróis biparábolas com canhões cromados e máscara negra.
     São diferenças cosméticas, mas que quando vistas de longe acabam dando certo caráter de "fora-de-estrada" e este hatch comum -- as molduras das caixas de roda, aliás, passam a ilusão de que o carro é (muito) mais alto, por exemplo.
NO INTERIOR
        Por dentro da cabine, as únicas diferenças estão no revestimento, no bordado Way dos bancos dianteiros e no painel de instrumentos, emprestado do Novo Uno, que descartou o Econômetro e passou a adotar um conta-giros.
        À parte das modificações estéticas, as maiores (e melhores) diferenças do Way em relação ao original são as molas e amortecedores (pressurizados a gás), combinadas com uma suspensão um pouco mais elevada (na traseira, com rodas semi-independentes e travessa de torção de seção aberta), e rodas de aço com pneus 175/65 R14, que também são de série. O novo conjunto resulta em maior altura mínima do solo (1,5 cm), passando dos 14,5 cm do Palio Fire  para os 16 cm da versão Way.

          O desempenho, repete-se a avaliação do Palio comum: o bom e velho motor Fire 1.0, flex, de 8 válvulas, responde com precisão às exigências, oferecendo 73 cv com gasolina e 75 cv com etanol (a 6.250 rpm); e torque máximo de 9,5/9,9 kgfm (gasolina/etanol), a 4.500 rpm. Mas para aproveitá-lo ao máximo é preciso rodar com giro alto e manter trocas constantes de marcha, o que prejudica a economia de combustível -- embora ele tenha classificação A no programa de etiquetagem do Inmetro (Conpet). Durante o teste conseguimos atingir uma marca de 6,5 km/l (cidade) e 9 km/l (estrada), sempre com etanol.

      Esta comparação se faz necessária quando se tem a oportunidade de dirigir as duas versões e conhecê-las na prática. Neste caso, esta distinção se traduz em conforto, basicamente.
     Isso não quer dizer que o Way seja mais confortável que o original. Lembre-se que tratam-se do mesmo carro, que continua sem oferecer regulagem de altura do banco do motorista e coluna de direção ajustável em altura e profundidade, por exemplo (a posição de dirigir é bastante incômoda para motoristas com mais de 1,80 metro). Os passageiros também vão sofrer com os mesmo assentos curtos que dão a ilusão de maior espaço interno.
      Este conforto, no entanto, se traduz pela suspensão e pela altura um pouco mais elevada, que absorvem melhor as irregularidades do piso, seja no asfalto ou na terra, e proporcionam mais suavidade nos solavancos. Sem mostrar qualquer sintoma de que tenha prejudicado a segurança em curvas feitas em maiores velocidades, porém, estas virtudes não são suficientes para enfrentar um off-road mais pesado, mas permitem, algumas estripulias numa estradinha de terra sem grandes obstáculos.
    De resto, tudo igual: ausência de computador de bordo, painel e portas de plástico duro e baixa qualidade, alguns encaixes mal resolvidos, saídas de ar circulares (mais feias que as retangulares anteriores), falta de maçaneta ou abertura remota da tampa do porta-malas e de combustível (que exigem utilização da chave) e assim por diante -- coisas que nos Palio mais antigos, acredite, eram presentes. Estamos falando de um carro projeto nos anos 1990, por isso a sensação de "carro novo velho" persiste mesmo na versão inédita.
Preços 
O Palio Fire 2 portas 2015 tem preço a partir de R$ 25.070, a configuração com 4 portas parte de R$ 27.170 e a versão Way a partir de R$ 28.250. Adicionando a pintura metálica ao veículo e opcionais como o Kit Celebration 2 (Ar-condicionado;vidros,travas elétricas e direção hidráulica), o Kit Celebration 4 e o Kit Stile a Versão de entrada ultrapassa a casa dos 30 mil chegando aos R$ 33.224, já a versão com 4 portas  com pintura metálica e os Kits Rua e Stile o valor do carro chega a R$ 35.324. A versão Way com pintura metálica e com os Kits Celebration 2, Celebration 3 e Stile chega aos R$ 36.194.
  
       Suspensão levemente elevada proporciona mais conforto em estradas de terra







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